SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33DISCOURSES ON EDUCATIONAL EVALUATION IN THE MUNICIPAL SCHOOL NETWORK OF SÃO PAULOHETERONOMOUS-AUTONOMY IN POSTGRADUATE MANAGEMENT IN BRAZIL: THE CASE OF PPGE-UFSCAR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

PRADO, DI PAULA FERREIRA; BRITO, VERA LÚCIA FERNANDES DE  and  NUNES, CLAUDIO PINTO. CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DA PLATAFORMA NILO PEÇANHA: REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e07594.  Epub Jan 16, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.7594.

Este artigo analisa a implantação da Plataforma Nilo Peçanha e suas implicações para a Rede Federal de Educação, considerando o contexto de efetivação das políticas de avaliação, monitoramento e controle, fundamentadas no uso de indicadores de gestão baseados apenas em resultados mensuráveis, que podem se tornar mecanismos de controle para a manutenção de determinada ordem social. A pesquisa é qualitativa, em uma abordagem descritiva exploratória, articulada a uma pesquisa bibliográfica e documental. O estudo indica que os sistemas de avaliação podem constituir, de um lado, um mecanismo de controle e regulação e, de outro lado, instrumento de emancipação, a depender dos princípios que norteiam a análise e a aplicação dos resultados que subsidiarão as novas políticas públicas educacionais.

Keywords : PLATAFORMA NILO PEÇANHA; REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO; INDICADORES DE GESTÃO..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )