SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33AUTONOMÍA-HETERÓNOMA EN LA GESTIÓN DEL POSGRADO EN BRASIL: EL CASO PPGE-UFSCARESCUELAS MUNICIPALES EN FORTALEZA: DOS MOMENTOS DE REORGANIZACIÓN DE LA RED ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BRAVO, MARIA HELENA DE AGUIAR et al. AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL: ARTIGOS ACADÊMICOS DE 1997 A 2018. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08681.  Epub 16-Ene-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8681.

Este artigo tem o propósito de analisar resultados de levantamento bibliográfico de artigos acadêmicos sobre avaliação educacional no Brasil, no período de 1997 a 2018, em periódicos classificados como A1, A2, B1 e B2 (Qualis Periódicos 2013-2016). Apresenta- -se um breve panorama de estudos anteriores que efetuaram mapeamento de produções sobre o objeto em tela. Os resultados quantitativos e a análise do levantamento evidenciam possíveis tendências do campo, dentre as quais destaca-se um aumento substancial de produções a partir de meados dos anos 2000, mormente aquelas que tratam da avaliação em larga escala e, ainda, sobre diferentes dimensões da avaliação educacional, o que indica um caráter de consolidação desse campo do conhecimento.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA; POLÍTICAS EDUCACIONAIS..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )