SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33EDUCATIONAL EVALUATION IN BRAZIL: ACADEMIC ARTICLES FROM 1997 TO 2018IMPROVEMENT OF THE CT PUZZLE TEST FOR COMPUTATIONAL THINKING ASSESSMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SOARES, ERINEUDA DO AMARAL  and  VIDAL, ELOISA MAIA. ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: DOIS MOMENTOS DE REORDENAMENTO DA REDE ESCOLAR. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08792.  Epub Jan 16, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8792.

O artigo analisa a organização da rede escolar do município de Fortaleza, Ceará, no período de 1996 a 2019. O estudo é de natureza quantitativa, de caráter descritivo e explicativo, baseado em dados obtidos nas secretarias estadual e municipal de educação, provenientes do censo escolar e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A análise mostra que a rede municipal passou por dois momentos de reordenamento: o primeiro, associado ao processo de municipalização do ensino fundamental, e o segundo, a especialização das escolas na oferta de um único segmento do ensino fundamental, vinculado às políticas de avaliação em larga escala e a mecanismos de accountability implementados na educação básica do Ceará.

Keywords : REDE MUNICIPAL DE ENSINO; MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO; ENSINO FUNDAMENTAL; AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )