SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL: ARTIGOS ACADÊMICOS DE 1997 A 2018APRIMORAMENTO DO CT PUZZLE TEST PARA AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SOARES, ERINEUDA DO AMARAL  e  VIDAL, ELOISA MAIA. ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: DOIS MOMENTOS DE REORDENAMENTO DA REDE ESCOLAR. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08792.  Epub 16-Jan-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8792.

O artigo analisa a organização da rede escolar do município de Fortaleza, Ceará, no período de 1996 a 2019. O estudo é de natureza quantitativa, de caráter descritivo e explicativo, baseado em dados obtidos nas secretarias estadual e municipal de educação, provenientes do censo escolar e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A análise mostra que a rede municipal passou por dois momentos de reordenamento: o primeiro, associado ao processo de municipalização do ensino fundamental, e o segundo, a especialização das escolas na oferta de um único segmento do ensino fundamental, vinculado às políticas de avaliação em larga escala e a mecanismos de accountability implementados na educação básica do Ceará.

Palavras-chave : REDE MUNICIPAL DE ENSINO; MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO; ENSINO FUNDAMENTAL; AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )