SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33MUNICIPAL SCHOOLS OF FORTALEZA: TWO INSTANCES OF SCHOOL NETWORK REORGANIZATIONSELF-ASSESSMENT AND HETERO-ASSESSMENT: PRACTICAL APPROACH IN HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

CALBUSCH, LEONARDO FELIPE DE ÁVILA; COUTO, NATÁLIA ELLERY RIBEIRO; ROCCA, JULIA ZANETTI  and  RAABE, ANDRÉ LUÍS ALICE. APRIMORAMENTO DO CT PUZZLE TEST PARA AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08938.  Epub Jan 16, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8938.

O pensamento computacional é uma competência ligada à resolução de problemas que mobiliza o pensamento algorítmico, a identificação de padrões, a abstração e a modula- rização de problemas e suas soluções. Esse tema tem sido incorporado em currículos escolares de vários países, incluindo o Brasil, mas são poucos os instrumentos de mensuração validados. Este artigo trata da busca de evidências de validade do CT Puzzle Test, um instrumento de diagnóstico do pensamento computacional baseado em puzzles. Foi avaliada a validade convergente com um teste que já tem evidências de validade estabelecidas. Os resultados confirmam a convergência entre os instrumentos. Por fim, foi aprimorado o cálculo do escore do CT Puzzle Test e evidenciada a validade do uso de puzzles como instrumento de avaliação.

Keywords : RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO; VALIDADE DE TESTES..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )