SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: DOIS MOMENTOS DE REORDENAMENTO DA REDE ESCOLARAUTOAVALIAÇÃO E HETEROAVALIAÇÃO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

CALBUSCH, LEONARDO FELIPE DE ÁVILA; COUTO, NATÁLIA ELLERY RIBEIRO; ROCCA, JULIA ZANETTI  e  RAABE, ANDRÉ LUÍS ALICE. APRIMORAMENTO DO CT PUZZLE TEST PARA AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08938.  Epub 16-Jan-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.8938.

O pensamento computacional é uma competência ligada à resolução de problemas que mobiliza o pensamento algorítmico, a identificação de padrões, a abstração e a modula- rização de problemas e suas soluções. Esse tema tem sido incorporado em currículos escolares de vários países, incluindo o Brasil, mas são poucos os instrumentos de mensuração validados. Este artigo trata da busca de evidências de validade do CT Puzzle Test, um instrumento de diagnóstico do pensamento computacional baseado em puzzles. Foi avaliada a validade convergente com um teste que já tem evidências de validade estabelecidas. Os resultados confirmam a convergência entre os instrumentos. Por fim, foi aprimorado o cálculo do escore do CT Puzzle Test e evidenciada a validade do uso de puzzles como instrumento de avaliação.

Palavras-chave : RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO; VALIDADE DE TESTES..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )