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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SILVA, ANDRéIA FERREIRA DA; SILVA, LUCIANA LEANDRO DA  y  FREIRE, ARLANE MARKELY DOS SANTOS. POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO ESTADUAL DO CEARÁ, PERNAMBUCO E PARAÍBA. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e09562.  Epub 16-Ene-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v33.9562.

O texto analisa as políticas de accountability implantadas nas redes estaduais de ensino do Ceará, Pernambuco e Paraíba. Examina suas disposições e como articulam os pilares da avaliação externa, prestação de contas e responsabilização, distinguindo os desenhos das políticas de accountability em formas parcelares, de modelos e de sistemas. O estudo é de natureza qualitativa, de caráter descritivo e explicativo e utilizou como procedimentos revisão bibliográfica e análise de documentos de política educacional. Como resultado averiguou-se que os estados adotam políticas de “alta responsabilização”, em diferentes estágios de complexidade, revelando modelos e sistema de accountability com o uso de ferramentas do modelo gerencial orientado por resultados.

Palabras clave : ACCOUNTABILITY; AVALIAÇÃO EXTERNA; GERENCIALISMO..

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