SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MUNICIPALIDADES DO CEARÁ: 30 ANOS DE HISTÓRIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BELTRAO, KAIZÔ IWAKAMI  e  MANDARINO, MONICA CERBELLA FREIRE. ANÁLISE DOS ITENS DE MÚLTIPLA ESCOLHA DAS PROVAS DO ENADE 2016. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e07951.  Epub 07-Fev-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.7951.

Investiga-se se o formato de um item, o nível cognitivo exigido e a posição do item na prova do Enade 2016 afetam os resultados e a probabilidade de anulação. Os itens foram classificados quanto à forma e ao nível cognitivo, com base na literatura e na taxionomia de Bloom. Utilizaram-se medidas da pós-aplicação das provas: índices de facilidade e de discriminação. Para o formato, verificou-se que os itens de asserção-razão foram mais difíceis, os de resposta única tiveram uma capacidade de discriminação em média um pouco maior e um terço dos itens de asserção-razão foi anulado. Quanto ao nível cognitivo, os dois índices têm médias mais baixas nos itens de análise e a proporção de itens anulados desse nível é maior. A hipótese de a posição do item na prova afetar o resultado foi rejeitada.

Palavras-chave : ENSINO SUPERIOR; ENADE; TÉCNICAS DE MENSURAÇÃO; ANÁLISE DE ITEM.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )