SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34MATHEMATICAL LITERACY OF BRAZILIAN 2ND GRADE STUDENTSTEACHING AND COVID-19: PERCEPTIONS OF EDUCATORS OF THE PAULISTA EDUCATION NETWORK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

BARBOSA, LAUREN NOGUEIRA; MATOS, DANIEL ABUD SEABRA  and  SOARES, JOSÉ FRANCISCO. DESCRIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09183.  Epub Apr 24, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9183.

Esta pesquisa se propôs a elaborar objetivos de aprendizagem de leitura a partir da análise de sentenças descritoras de itens de avaliações externas em língua portuguesa. O principal referencial teórico foi a Taxonomia Revisada de Bloom, associada ao quadro conceitual do Programme for International Student Assessment 2018 de letramento em leitura. Foram usadas 1.813 sentenças descritoras, obtidas principalmente do Sistema de Avaliação da Educação Básica, a fim de elaborar um conjunto de objetivos com maior precisão dos termos nos enunciados que indicam o que se espera que os alunos aprendam. Como resultado, produziu-se um conjunto de 84 objetivos de aprendizagem de leitura que pode ser considerado uma síntese representativa da área de avaliação em leitura, com potencial de aplicação no ensino ou na avaliação.

Keywords : AVALIAÇÃO; LEITURA; TAXONOMIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS; OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )