SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34ALFABETIZACIÓN EN MATEMÁTICAS DE LOS ESTUDIANTES BRASILEÑOS DEL 2º AÑO DE LA EDUCACIÓN BÁSICADOCENCIA Y COVID-19: PERCEPCIONES DE EDUCADORES DE LA RED DE EDUCACIÓN DE SÃO PAULO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BARBOSA, LAUREN NOGUEIRA; MATOS, DANIEL ABUD SEABRA  y  SOARES, JOSÉ FRANCISCO. DESCRIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09183.  Epub 24-Abr-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9183.

Esta pesquisa se propôs a elaborar objetivos de aprendizagem de leitura a partir da análise de sentenças descritoras de itens de avaliações externas em língua portuguesa. O principal referencial teórico foi a Taxonomia Revisada de Bloom, associada ao quadro conceitual do Programme for International Student Assessment 2018 de letramento em leitura. Foram usadas 1.813 sentenças descritoras, obtidas principalmente do Sistema de Avaliação da Educação Básica, a fim de elaborar um conjunto de objetivos com maior precisão dos termos nos enunciados que indicam o que se espera que os alunos aprendam. Como resultado, produziu-se um conjunto de 84 objetivos de aprendizagem de leitura que pode ser considerado uma síntese representativa da área de avaliação em leitura, com potencial de aplicação no ensino ou na avaliação.

Palabras clave : AVALIAÇÃO; LEITURA; TAXONOMIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS; OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )