SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34LETRAMENTO EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS BRASILEIROS DO 2o ANO DO ENSINO FUNDAMENTALDOCÊNCIA E COVID-19: PERCEPÇÕES DE EDUCADORES DA REDE PAULISTA DE ENSINO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BARBOSA, LAUREN NOGUEIRA; MATOS, DANIEL ABUD SEABRA  e  SOARES, JOSÉ FRANCISCO. DESCRIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09183.  Epub 24-Abr-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9183.

Esta pesquisa se propôs a elaborar objetivos de aprendizagem de leitura a partir da análise de sentenças descritoras de itens de avaliações externas em língua portuguesa. O principal referencial teórico foi a Taxonomia Revisada de Bloom, associada ao quadro conceitual do Programme for International Student Assessment 2018 de letramento em leitura. Foram usadas 1.813 sentenças descritoras, obtidas principalmente do Sistema de Avaliação da Educação Básica, a fim de elaborar um conjunto de objetivos com maior precisão dos termos nos enunciados que indicam o que se espera que os alunos aprendam. Como resultado, produziu-se um conjunto de 84 objetivos de aprendizagem de leitura que pode ser considerado uma síntese representativa da área de avaliação em leitura, com potencial de aplicação no ensino ou na avaliação.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO; LEITURA; TAXONOMIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS; OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )