SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34DESCRIPTION OF READING COMPETENCE IN ELEMENTARY EDUCATIONIMPACT OF INSTITUTIONAL PROGRAMS ON ACADEMIC PERFORMANCE AT FURG author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

GRANDISOLI, EDSON; JACOBI, PEDRO ROBERTO  and  MARCHINI, SILVIO. DOCÊNCIA E COVID-19: PERCEPÇÕES DE EDUCADORES DA REDE PAULISTA DE ENSINO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09351.  Epub Apr 24, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9351.

O questionário “Educação, docência e a covid-19” foi criado e disponibilizado aos professores da rede paulista com o objetivo de investigar indicadores de ordem afetiva, de saúde mental e pedagógicos durante a pandemia. Participaram voluntariamente 19.221 professores. Os resultados apontam o medo da pandemia e professores inseguros sobre a tecnologia. Apesar disso, declaram-se engajados em aprender e com boa saúde mental. Ponto sensível é a percepção de que a aprendizagem é menor no formato remoto, ligada a questões de desigualdades de acesso. Conclui-se que os impactos na educação paulista foram relevantes e reforça-se a importância de mais avaliações sobre os processos de ensino e aprendizagem durante a pandemia abordando-se o conceito de sindemia.

Keywords : EDUCAÇÃO BÁSICA; PANDEMIA; COVID-19; EDUCADORES.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )