SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34DESCRIPCIÓN DE LA COMPETENCIA LECTORA EN LA EDUCACIÓN BÁSICAIMPACTO DE LOS PROGRAMAS INSTITUCIONALES SOBRE DESEMPEñO ACADéMICO EN LA FURG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

GRANDISOLI, EDSON; JACOBI, PEDRO ROBERTO  y  MARCHINI, SILVIO. DOCÊNCIA E COVID-19: PERCEPÇÕES DE EDUCADORES DA REDE PAULISTA DE ENSINO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09351.  Epub 24-Abr-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9351.

O questionário “Educação, docência e a covid-19” foi criado e disponibilizado aos professores da rede paulista com o objetivo de investigar indicadores de ordem afetiva, de saúde mental e pedagógicos durante a pandemia. Participaram voluntariamente 19.221 professores. Os resultados apontam o medo da pandemia e professores inseguros sobre a tecnologia. Apesar disso, declaram-se engajados em aprender e com boa saúde mental. Ponto sensível é a percepção de que a aprendizagem é menor no formato remoto, ligada a questões de desigualdades de acesso. Conclui-se que os impactos na educação paulista foram relevantes e reforça-se a importância de mais avaliações sobre os processos de ensino e aprendizagem durante a pandemia abordando-se o conceito de sindemia.

Palabras clave : EDUCAÇÃO BÁSICA; PANDEMIA; COVID-19; EDUCADORES.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )