SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34DESCRIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTALIMPACTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS SOBRE DESEMPENHO ACADÊMICO NA FURG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

GRANDISOLI, EDSON; JACOBI, PEDRO ROBERTO  e  MARCHINI, SILVIO. DOCÊNCIA E COVID-19: PERCEPÇÕES DE EDUCADORES DA REDE PAULISTA DE ENSINO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09351.  Epub 24-Abr-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9351.

O questionário “Educação, docência e a covid-19” foi criado e disponibilizado aos professores da rede paulista com o objetivo de investigar indicadores de ordem afetiva, de saúde mental e pedagógicos durante a pandemia. Participaram voluntariamente 19.221 professores. Os resultados apontam o medo da pandemia e professores inseguros sobre a tecnologia. Apesar disso, declaram-se engajados em aprender e com boa saúde mental. Ponto sensível é a percepção de que a aprendizagem é menor no formato remoto, ligada a questões de desigualdades de acesso. Conclui-se que os impactos na educação paulista foram relevantes e reforça-se a importância de mais avaliações sobre os processos de ensino e aprendizagem durante a pandemia abordando-se o conceito de sindemia.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO BÁSICA; PANDEMIA; COVID-19; EDUCADORES.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )