SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34TEACHING AND COVID-19: PERCEPTIONS OF EDUCATORS OF THE PAULISTA EDUCATION NETWORKANALYSIS OF THE DEPRIVATION INDEX OF BASIC EDUCATION SCHOOLS IN RIO GRANDE DO SUL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

CRUZ, SIBELLE CARDIA NUNES; TEIXEIRA, GIBRAN DA SILVA; FREITAS, TIARAJú ALVES DE  and  BARBOSA, MáRCIO NORA. IMPACTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS SOBRE DESEMPENHO ACADÊMICO NA FURG. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e08747.  Epub June 22, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.8747.

O presente estudo tem por objetivo avaliar o efeito do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) sobre o desempenho acadêmico dos estudantes beneficiários na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). As informações sobre os estudantes foram disponibilizadas pelo sistema de acompanhamento estudantil da FURG, formando assim uma coorte de estudantes ingressantes em 2013 e identificados semestralmente até 2016. A metodologia utilizada teve como base o método Propensity Score Matching com diferentes estimadores. Após a composição dos grupos de comparação, os resultados indicaram que os estudantes universitários beneficiados pelo Pnaes na FURG tiveram desempenho acadêmico até 21% superior ao dos não beneficiados pelo programa.

Keywords : PNAES; DESEMPENHO ACADÊMICO; PROPENSITY SCORE MATCHING..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )