SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34DOCENCIA Y COVID-19: PERCEPCIONES DE EDUCADORES DE LA RED DE EDUCACIÓN DE SÃO PAULOANÁLISIS DEL ÍNDICE DE CARENCIA DE LAS ESCUELAS DE EDUCACIÓN BÁSICA EN RIO GRANDE DO SUL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

CRUZ, SIBELLE CARDIA NUNES; TEIXEIRA, GIBRAN DA SILVA; FREITAS, TIARAJú ALVES DE  y  BARBOSA, MáRCIO NORA. IMPACTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS SOBRE DESEMPENHO ACADÊMICO NA FURG. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e08747.  Epub 22-Jun-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.8747.

O presente estudo tem por objetivo avaliar o efeito do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) sobre o desempenho acadêmico dos estudantes beneficiários na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). As informações sobre os estudantes foram disponibilizadas pelo sistema de acompanhamento estudantil da FURG, formando assim uma coorte de estudantes ingressantes em 2013 e identificados semestralmente até 2016. A metodologia utilizada teve como base o método Propensity Score Matching com diferentes estimadores. Após a composição dos grupos de comparação, os resultados indicaram que os estudantes universitários beneficiados pelo Pnaes na FURG tiveram desempenho acadêmico até 21% superior ao dos não beneficiados pelo programa.

Palabras clave : PNAES; DESEMPENHO ACADÊMICO; PROPENSITY SCORE MATCHING..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )