SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34DOCÊNCIA E COVID-19: PERCEPÇÕES DE EDUCADORES DA REDE PAULISTA DE ENSINOANÁLISE DO ÍNDICE DE PRIVAÇÃO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DO RIO GRANDE DO SUL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

CRUZ, SIBELLE CARDIA NUNES; TEIXEIRA, GIBRAN DA SILVA; FREITAS, TIARAJú ALVES DE  e  BARBOSA, MáRCIO NORA. IMPACTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS SOBRE DESEMPENHO ACADÊMICO NA FURG. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e08747.  Epub 22-Jun-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.8747.

O presente estudo tem por objetivo avaliar o efeito do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) sobre o desempenho acadêmico dos estudantes beneficiários na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). As informações sobre os estudantes foram disponibilizadas pelo sistema de acompanhamento estudantil da FURG, formando assim uma coorte de estudantes ingressantes em 2013 e identificados semestralmente até 2016. A metodologia utilizada teve como base o método Propensity Score Matching com diferentes estimadores. Após a composição dos grupos de comparação, os resultados indicaram que os estudantes universitários beneficiados pelo Pnaes na FURG tiveram desempenho acadêmico até 21% superior ao dos não beneficiados pelo programa.

Palavras-chave : PNAES; DESEMPENHO ACADÊMICO; PROPENSITY SCORE MATCHING..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )