SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34IMPACT OF INSTITUTIONAL PROGRAMS ON ACADEMIC PERFORMANCE AT FURGTHE EVALUATION OF LEARNING IN TEACHER TRAINING: REVEALING HORIZONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

OLIVEIRA, SIBELE VASCONCELOS DE  and  FAJARDO, RICARDO. ANÁLISE DO ÍNDICE DE PRIVAÇÃO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DO RIO GRANDE DO SUL. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09083.  Epub June 22, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9083.

A qualidade da educação pode ser avaliada sob vários aspectos, incluindo a observação do acesso aos recursos materiais e ao capital humano. O presente estudo visa a estimar um índice de privação infraestrutural das escolas do ensino básico do Rio Grande do Sul. Para tanto, são utilizados os dados do Censo Escolar de 2018 em uma adaptação do método Alkire-Foster para avaliar a natureza das privações escolares. Das 10.066 escolas em operação no estado, cerca de metade enfrenta constrangimentos em oito ou mais indicadores (dos 24) selecionados para análise. O pior desempenho das escolas do estado gaúcho foi percebido na composição das varáveis da dimensão “Condições dos serviços em assistência estudantil”. As escolas com maior privação infraestrutural são as rurais.

Keywords : MÉTODO ALKIRE-FOSTER; ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL; CENSO ESCOLAR; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )