SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34ANALYSIS OF THE DEPRIVATION INDEX OF BASIC EDUCATION SCHOOLS IN RIO GRANDE DO SULREDESIGNING THE FACULTY ASSESSMENT TOOL IN AN UNDERGRADUATE PHARMACY COURSE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

GONZAGA, ANTÔNIA EDIVANEIDE DE SOUSA; LEITE, RAIMUNDO HÉLIO; SILVA, LUCAS MELGAÇO DA  and  CARVALHO, WIRLA RISANY LIMA. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE: REVELANDO HORIZONTES. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e08097.  Epub July 05, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.8097.

O presente artigo originou-se de uma pesquisa doutoral, realizada com professores dos cursos de Licenciatura em Matemática nos institutos federais do Ceará e da Paraíba. O objetivo era analisar as concepções e práticas avaliativas desses professores e sua relação com a formação docente. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso dos fundamentos filosóficos da fenomenologia hermenêutica, a partir das visões de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer, para análise dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem abordadas sinalizaram o indicativo de que não há uma cultura de formação direcionada para os princípios de uma avaliação da aprendizagem, o que contribui para o fortalecimento de práticas avaliativas de reprodução.

Keywords : FORMAÇÃO DOCENTE; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO; LICENCIATURA EM MATEMÁTICA..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )