SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34ANÁLISIS DEL ÍNDICE DE CARENCIA DE LAS ESCUELAS DE EDUCACIÓN BÁSICA EN RIO GRANDE DO SULREFORMULACIÓN DEL INSTRUMENTO DE EVALUACIÓN DOCENTE EN UNA GRADUACIÓN EN FARMACIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

GONZAGA, ANTÔNIA EDIVANEIDE DE SOUSA; LEITE, RAIMUNDO HÉLIO; SILVA, LUCAS MELGAÇO DA  y  CARVALHO, WIRLA RISANY LIMA. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE: REVELANDO HORIZONTES. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e08097.  Epub 05-Jul-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.8097.

O presente artigo originou-se de uma pesquisa doutoral, realizada com professores dos cursos de Licenciatura em Matemática nos institutos federais do Ceará e da Paraíba. O objetivo era analisar as concepções e práticas avaliativas desses professores e sua relação com a formação docente. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso dos fundamentos filosóficos da fenomenologia hermenêutica, a partir das visões de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer, para análise dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem abordadas sinalizaram o indicativo de que não há uma cultura de formação direcionada para os princípios de uma avaliação da aprendizagem, o que contribui para o fortalecimento de práticas avaliativas de reprodução.

Palabras clave : FORMAÇÃO DOCENTE; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO; LICENCIATURA EM MATEMÁTICA..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )