SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34ANÁLISE DO ÍNDICE DE PRIVAÇÃO DAS ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO DO RIO GRANDE DO SULREFORMULAÇÃO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOCENTE EM UMA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

GONZAGA, ANTÔNIA EDIVANEIDE DE SOUSA; LEITE, RAIMUNDO HÉLIO; SILVA, LUCAS MELGAÇO DA  e  CARVALHO, WIRLA RISANY LIMA. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DOCENTE: REVELANDO HORIZONTES. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e08097.  Epub 05-Jul-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.8097.

O presente artigo originou-se de uma pesquisa doutoral, realizada com professores dos cursos de Licenciatura em Matemática nos institutos federais do Ceará e da Paraíba. O objetivo era analisar as concepções e práticas avaliativas desses professores e sua relação com a formação docente. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso dos fundamentos filosóficos da fenomenologia hermenêutica, a partir das visões de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer, para análise dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem abordadas sinalizaram o indicativo de que não há uma cultura de formação direcionada para os princípios de uma avaliação da aprendizagem, o que contribui para o fortalecimento de práticas avaliativas de reprodução.

Palavras-chave : FORMAÇÃO DOCENTE; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO; LICENCIATURA EM MATEMÁTICA..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )