SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34THE EVALUATION OF LEARNING IN TEACHER TRAINING: REVEALING HORIZONSSYSTEMATIC REVIEW: EMPIRICAL RESEARCH ON SAEB (1995-2021) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

CANTANO, MáRCIA MENDES RUIZ; GONCALVES, ANA MARIA ROSA FREATO; CAMPOS, MARÍLIA SILVEIRA DE ALMEIDA  and  PEREIRA, LEONARDO RÉGIS LEIRA. REFORMULAÇÃO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOCENTE EM UMA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e08858.  Epub July 05, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.8858.

Este trabalho apresenta a elaboração de um questionário para avaliação continuada em um curso de Farmácia. Foram realizadas revisão da literatura e discussões envolvendo o Apoio Pedagógico e a Comissão de Graduação do curso, dando origem à primeira versão do questionário com 20 itens, analisados por especialistas e submetidos a um pré-teste com graduandos; após a etapa de adequação, foi aplicado o Questionário de Avaliação Continuada (QAC) com 21 itens e 383 questionários respondidos. O escore máximo foi atingido por 5,48% dos respondentes, sugerindo que o QAC apresenta evidências de validade de conteúdo e que o processo de reformulação da avaliação continuada descrito pode auxiliar outras instituições de ensino superior que estejam vivenciando cenários semelhantes.

Keywords : AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE; INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO; EDUCAÇÃO SUPERIOR..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )