SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34INICIATIVAS DE EVALUACIÓN EDUCATIVA EN EL ESTADO DE CEARÁINFRAESTRUCTURA DE ESCUELAS PÚBLICAS EN PARANÁ: UNA APLICACIÓN DEL ANÁLISIS FACTORIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

JANNUZZI, PAULO DE MARTINO. DELINEAMENTOS EXPERIMENTAIS NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: USOS E ABUSOS. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09956.  Epub 14-Sep-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9956.

O objetivo deste ensaio é discutir as potencialidades e, sobretudo, os limites do emprego de métodos experimentais e quase-experimentais na avaliação de programas públicos. Inicia-se com uma breve apresentação do desenho experimental clássico, seus requisitos e conceitos relacionados, como validades interna, externa e contrafatual. Em seguida, são abordadas as modalidades de desenhos quase-experimentais de avaliação, modelos que flexibilizam os requisitos do experimento clássico. Em duas seções de natureza crítica, apontam-se as limitações éticas, políticas e operacionais dos desenhos experimentais e quase-experimentais na avaliação de programas e, depois, as motivações político- -institucionais da resiliência dessa abordagem diante de conhecidos e recorrentes problemas de robustez.

Palabras clave : AVALIAÇÃO; POLÍTICAS PÚBLICAS; EXPERIMENTOS; QUASE-EXPERIMENTOS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )