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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

JANNUZZI, PAULO DE MARTINO. DELINEAMENTOS EXPERIMENTAIS NA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: USOS E ABUSOS. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09956.  Epub 14-Set-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9956.

O objetivo deste ensaio é discutir as potencialidades e, sobretudo, os limites do emprego de métodos experimentais e quase-experimentais na avaliação de programas públicos. Inicia-se com uma breve apresentação do desenho experimental clássico, seus requisitos e conceitos relacionados, como validades interna, externa e contrafatual. Em seguida, são abordadas as modalidades de desenhos quase-experimentais de avaliação, modelos que flexibilizam os requisitos do experimento clássico. Em duas seções de natureza crítica, apontam-se as limitações éticas, políticas e operacionais dos desenhos experimentais e quase-experimentais na avaliação de programas e, depois, as motivações político- -institucionais da resiliência dessa abordagem diante de conhecidos e recorrentes problemas de robustez.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO; POLÍTICAS PÚBLICAS; EXPERIMENTOS; QUASE-EXPERIMENTOS.

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