SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34DELINEAMIENTOS EXPERIMENTALES EN LA EVALUACIÓN DE POLÍTICAS PÚBLICAS: USOS Y ABUSOSEVALUACIÓN LONGITUDINAL DE ESTUDIANTES DE MEDICINA: ¿LA PRUEBA DE PROGRESO ES APROPIADA? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

ALVES, DANIEL BRITO; GARCIAS, MARCOS DE OLIVEIRA  y  CAMPOS, SAMUEL ALEX COELHO. INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE FATORIAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e10152.  Epub 21-Sep-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.10152.

Verificou-se de que forma está distribuída a infraestrutura nas escolas públicas de ensinos fundamental e/ou médio do Paraná e quais aspectos precisam de maior atenção dos formuladores de políticas públicas, uma vez que a infraestrutura escolar pode influenciar no desempenho dos alunos e, por conseguinte, no capital humano e no crescimento econômico. Utilizaram-se microdados do Censo Escolar de 2017 e 2019 e empregou-se a Análise Fatorial. Diante dos resultados, recomenda-se a implementação de políticas que visem a melhorias nas estruturas de apoio, atividades extraclasse e aparelhamento eletrônico. Constatou-se que escolas rurais ainda requerem maior atenção das políticas públicas e que, entre as mesorregiões, o Sudeste Paranaense carece de maior atenção quanto à infraestrutura de suas escolas.

Palabras clave : INFRAESTRUTURA; ESCOLAS; ANÁLISE FATORIAL..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )