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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

ALVES, DANIEL BRITO; GARCIAS, MARCOS DE OLIVEIRA  e  CAMPOS, SAMUEL ALEX COELHO. INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE FATORIAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e10152.  Epub 21-Set-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.10152.

Verificou-se de que forma está distribuída a infraestrutura nas escolas públicas de ensinos fundamental e/ou médio do Paraná e quais aspectos precisam de maior atenção dos formuladores de políticas públicas, uma vez que a infraestrutura escolar pode influenciar no desempenho dos alunos e, por conseguinte, no capital humano e no crescimento econômico. Utilizaram-se microdados do Censo Escolar de 2017 e 2019 e empregou-se a Análise Fatorial. Diante dos resultados, recomenda-se a implementação de políticas que visem a melhorias nas estruturas de apoio, atividades extraclasse e aparelhamento eletrônico. Constatou-se que escolas rurais ainda requerem maior atenção das políticas públicas e que, entre as mesorregiões, o Sudeste Paranaense carece de maior atenção quanto à infraestrutura de suas escolas.

Palavras-chave : INFRAESTRUTURA; ESCOLAS; ANÁLISE FATORIAL..

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