SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34INFRAESTRUCTURA DE ESCUELAS PÚBLICAS EN PARANÁ: UNA APLICACIÓN DEL ANÁLISIS FACTORIALPREGUNTAS SOBRE LA TECNOLOGÍA: ¿QUÉ SE EVALÚA EN EL EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

PINHEIRO, CARLOS EDUARDO ANDRADE  y  SOUZA, DIOGO ONOFRE DE. AVALIAÇÃO LONGITUDINAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA: O TESTE DE PROGRESSO É APROPRIADO?. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09220.  Epub 21-Sep-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9220_port.

O artigo objetiva aferir se o Teste de Progresso é apropriado para avaliar cursos e estudantes em diferentes fases da graduação de medicina. Analisam-se as características das questões e a confiabilidade de três testes de progresso já aplicados. Constatou-se que, para os estudantes do 2º ano, 76,4% das questões se mostraram de qualidade pobre (bisserial < 0,2); diminuindo para 47,7% no 4º ano e para 25,3% no 6º ano. A confiabilidade dos testes, pelo alfa de Cronbach, foi de somente 0,60 para os alunos do 2º ano, aumentando para 0,76 para os do 4º ano e 0,87 para os alunos do 6º ano. A forma atual do Teste de Progresso mostrou confiabilidade baixa e inaceitável para os estudantes do 2º ano, razoável para os do 4º e ótima para os estudantes do 6º ano. Um aperfeiçoamento dessa forma de avaliação longitudinal é proposto.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇãO; EDUCAÇÃO MÉDICA; AVALIAÇÃO EXTERNA..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )