SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE FATORIALQUESTÕES SOBRE A TECNOLOGIA: O QUE É AVALIADO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

PINHEIRO, CARLOS EDUARDO ANDRADE  e  SOUZA, DIOGO ONOFRE DE. AVALIAÇÃO LONGITUDINAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA: O TESTE DE PROGRESSO É APROPRIADO?. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09220.  Epub 21-Set-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9220_port.

O artigo objetiva aferir se o Teste de Progresso é apropriado para avaliar cursos e estudantes em diferentes fases da graduação de medicina. Analisam-se as características das questões e a confiabilidade de três testes de progresso já aplicados. Constatou-se que, para os estudantes do 2º ano, 76,4% das questões se mostraram de qualidade pobre (bisserial < 0,2); diminuindo para 47,7% no 4º ano e para 25,3% no 6º ano. A confiabilidade dos testes, pelo alfa de Cronbach, foi de somente 0,60 para os alunos do 2º ano, aumentando para 0,76 para os do 4º ano e 0,87 para os alunos do 6º ano. A forma atual do Teste de Progresso mostrou confiabilidade baixa e inaceitável para os estudantes do 2º ano, razoável para os do 4º e ótima para os estudantes do 6º ano. Um aperfeiçoamento dessa forma de avaliação longitudinal é proposto.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇãO; EDUCAÇÃO MÉDICA; AVALIAÇÃO EXTERNA..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )