SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34LONGITUDINAL ASSESSMENT OF MEDICAL STUDENTS: IS PROGRESS TEST APPROPRIATE?WHY USE SELF-ASSESSMENT? A QUALITATIVE ANALYSIS OF THE SELF-ASSESSMENT PROCESS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

BARBARA, RUBIANA BRASILIO SANTA; GALUCH, MARIA TEREZINHA BELLANDA  and  SILVA, CLEONICE APARECIDA RAPHAEL DA. QUESTÕES SOBRE A TECNOLOGIA: O QUE É AVALIADO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO?. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09580.  Epub Dec 12, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9580.

O presente estudo objetivou compreender o conhecimento sobre a tecnologia requerido do participante do Exame Nacional do Ensino Médio. À luz da Teoria Crítica, foram analisadas questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias dos anos de 2009, 2011 e 2020 no que se refere aos seguintes elementos: texto, situações-problema, enunciados e alternativas. Os resultados mostram que as provas avaliam se o participante sabe ou não usar a tecnologia, com ênfase na identificação, sem reflexão. O conhecimento sobre a tecnologia avaliado está voltado para uma formação adaptativa às exigências do capital flexível do século XXI.

Keywords : EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO; TECNOLOGIA; FORMAÇÃO; CONHECIMENTO..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )