SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34TECH QUESTIONS: WHAT IS ASSESSED IN THE EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO?IMAGE-BASED ASSESSMENT RECORDS IN PHYSICAL EDUCATION IN EIGHT YEARS OF SCHOOLING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SILVA, JULIANO REGINALDO CORRÊA DA; COSTA, ALEXANDRE MARINO; LIMA, MAURÍCIO ANDRADE DE  and  MUSSI, CLARISSA CARNEIRO. AVALIAR PARA QUÊ? UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09683.  Epub Dec 12, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9683.

Este artigo analisou o processo de autoavaliação em um instituto federal de ensino sob a lente da gestão do conhecimento e da teoria institucional. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, observação participante e pesquisa documental. A análise de dados seguiu os procedimentos da análise de conteúdo e da técnica de triangulação. Os resultados identificam o processo autoavaliativo como um mecanismo de legitimação institucional, com incidência de mecanismos isomórficos miméticos e coercitivos. A associação das lentes da gestão do conhecimento e da teoria institucional proporcionou uma compreensão mais robusta do processo de autoavaliação, identificando limitações e potencialidades.

Keywords : AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; GESTÃO DO CONHECIMENTO; GESTÃO UNIVERSITÁRIA..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )