SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34PREGUNTAS SOBRE LA TECNOLOGÍA: ¿QUÉ SE EVALÚA EN EL EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO?REGISTROS DE EVALUACIÓN EFECTUADOS POR IMÁGENES EN EDUCACIÓN FÍSICA EN OCHO AÑOS DE ESCOLARIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SILVA, JULIANO REGINALDO CORRÊA DA; COSTA, ALEXANDRE MARINO; LIMA, MAURÍCIO ANDRADE DE  y  MUSSI, CLARISSA CARNEIRO. AVALIAR PARA QUÊ? UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09683.  Epub 12-Dic-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9683.

Este artigo analisou o processo de autoavaliação em um instituto federal de ensino sob a lente da gestão do conhecimento e da teoria institucional. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, observação participante e pesquisa documental. A análise de dados seguiu os procedimentos da análise de conteúdo e da técnica de triangulação. Os resultados identificam o processo autoavaliativo como um mecanismo de legitimação institucional, com incidência de mecanismos isomórficos miméticos e coercitivos. A associação das lentes da gestão do conhecimento e da teoria institucional proporcionou uma compreensão mais robusta do processo de autoavaliação, identificando limitações e potencialidades.

Palabras clave : AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; GESTÃO DO CONHECIMENTO; GESTÃO UNIVERSITÁRIA..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )