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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SILVA, JULIANO REGINALDO CORRÊA DA; COSTA, ALEXANDRE MARINO; LIMA, MAURÍCIO ANDRADE DE  e  MUSSI, CLARISSA CARNEIRO. AVALIAR PARA QUÊ? UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09683.  Epub 12-Dez-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9683.

Este artigo analisou o processo de autoavaliação em um instituto federal de ensino sob a lente da gestão do conhecimento e da teoria institucional. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, observação participante e pesquisa documental. A análise de dados seguiu os procedimentos da análise de conteúdo e da técnica de triangulação. Os resultados identificam o processo autoavaliativo como um mecanismo de legitimação institucional, com incidência de mecanismos isomórficos miméticos e coercitivos. A associação das lentes da gestão do conhecimento e da teoria institucional proporcionou uma compreensão mais robusta do processo de autoavaliação, identificando limitações e potencialidades.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; GESTÃO DO CONHECIMENTO; GESTÃO UNIVERSITÁRIA..

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