SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34WHY USE SELF-ASSESSMENT? A QUALITATIVE ANALYSIS OF THE SELF-ASSESSMENT PROCESSACADEMIC PERFORMANCE, PRINCIPAL’S LEADERSHIP INDEX AND PRINCIPAL’S CONFIDENCE INDEX author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

VIEIRA, ALINE DE OLIVEIRA; STIEG, RONILDO  and  SANTOS, WAGNER DOS. REGISTROS AVALIATIVOS IMAGÉTICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA EM OITO ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09997.  Epub Dec 12, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9997.

Este artigo objetiva compreender os sentidos atribuídos por uma professora e seus alunos ao uso de registros avaliativos imagéticos (portfólio fotográfico, maquetes, desenhos, cartazes, histórias em quadrinhos) nas aulas de educação física durante oito anos de escolarização. De natureza qualitativa, utiliza como fontes narrativas de uma professora e de 28 alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam que o uso desses registros potencializa: a) a autoavaliação; b) o protagonismo estudantil; c) a interpretação dos sentidos atribuídos ao aprender na educação física; e d) a rememoração do processo de ensino-aprendizagem. O artigo conclui que a avaliação por imagens fortalece o diálogo, a pesquisa e a reflexão entre os alunos e sua professora, revelando diferentes formas de aprendizagem.

Keywords : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; REGISTRO DO RENDIMENTO ESCOLAR; EDUCAÇÃO FÍSICA; ENSINO FUNDAMENTAL..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )