SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34¿EVALUAR PARA QUÉ? UN ANÁLISIS CUALITATIVO DEL PROCESO DE AUTOEVALUACIÓNDESEMPEÑO ACADÉMICO, ÍNDICE DE LIDERAZGO DEL DIRECTOR E ÍNDICE DE CONFIANZA DEL DIRECTOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

VIEIRA, ALINE DE OLIVEIRA; STIEG, RONILDO  y  SANTOS, WAGNER DOS. REGISTROS AVALIATIVOS IMAGÉTICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA EM OITO ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09997.  Epub 12-Dic-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9997.

Este artigo objetiva compreender os sentidos atribuídos por uma professora e seus alunos ao uso de registros avaliativos imagéticos (portfólio fotográfico, maquetes, desenhos, cartazes, histórias em quadrinhos) nas aulas de educação física durante oito anos de escolarização. De natureza qualitativa, utiliza como fontes narrativas de uma professora e de 28 alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam que o uso desses registros potencializa: a) a autoavaliação; b) o protagonismo estudantil; c) a interpretação dos sentidos atribuídos ao aprender na educação física; e d) a rememoração do processo de ensino-aprendizagem. O artigo conclui que a avaliação por imagens fortalece o diálogo, a pesquisa e a reflexão entre os alunos e sua professora, revelando diferentes formas de aprendizagem.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; REGISTRO DO RENDIMENTO ESCOLAR; EDUCAÇÃO FÍSICA; ENSINO FUNDAMENTAL..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )