SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34AVALIAR PARA QUÊ? UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃODESEMPENHO ACADÊMICO, ÍNDICE DE LIDERANÇA DO DIRETOR E ÍNDICE DE CONFIANÇA DO DIRETOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

VIEIRA, ALINE DE OLIVEIRA; STIEG, RONILDO  e  SANTOS, WAGNER DOS. REGISTROS AVALIATIVOS IMAGÉTICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA EM OITO ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09997.  Epub 12-Dez-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9997.

Este artigo objetiva compreender os sentidos atribuídos por uma professora e seus alunos ao uso de registros avaliativos imagéticos (portfólio fotográfico, maquetes, desenhos, cartazes, histórias em quadrinhos) nas aulas de educação física durante oito anos de escolarização. De natureza qualitativa, utiliza como fontes narrativas de uma professora e de 28 alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os resultados indicam que o uso desses registros potencializa: a) a autoavaliação; b) o protagonismo estudantil; c) a interpretação dos sentidos atribuídos ao aprender na educação física; e d) a rememoração do processo de ensino-aprendizagem. O artigo conclui que a avaliação por imagens fortalece o diálogo, a pesquisa e a reflexão entre os alunos e sua professora, revelando diferentes formas de aprendizagem.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; REGISTRO DO RENDIMENTO ESCOLAR; EDUCAÇÃO FÍSICA; ENSINO FUNDAMENTAL..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )