SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34PLAN DE DESARROLLO INSTITUCIONAL: PRODUCCIÓN ACADÉMICA Y CIENTÍFICA EN BRASILADECUACIÓN PSICOMÉTRICA DE UNA ESCALA DE MEDIDA DE PROPENSIÓN A LA DESERCIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BARBOSA, JACQUELINE PEIXOTO; CONRADO, ANDRÉIA LUNKES  y  BELUSCI, HELOÍSA TRENCHE. PRESSUPOSTOS PARA A ATUALIZAÇÃO DO INDICADOR DE ALFABETISMO FUNCIONAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e10654.  Epub 12-Dic-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.10654.

Este artigo apresenta subsídios para a atualização do Indicador de Alfabetismo Funcional, um estudo que mede os níveis de alfabetismo da população adulta brasileira desde 2001. A pesquisa considerou dois domínios de habilidades: o letramento e o numeramento. Atualmente, o aumento da presença dos recursos digitais em diferentes situações da vida cotidiana gerou novas dinâmicas de uso das linguagens e dos conhecimentos matemáticos. Fez-se necessário, então, refletir sobre novas habilidades e práticas que se desenvolvem em decorrência dessa crescente presença. Um terceiro domínio precisou ser incorporado à pesquisa: o digital. Para isso, foi produzido um conjunto de estudos e análises para uma agenda de atualização desse indicador.

Palabras clave : LETRAMENTO TECNOLÓGICO; ALFABETISMO; INDICADORES EDUCACIONAIS..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )