SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34ASSUMPTIONS FOR UPDATING THE FUNCTIONAL LITERACY INDICATOREFFECTS OF THE PROGRAMA ENSINO INTEGRAL ON STUDENT PERFORMANCE ON THE SAEB TEST author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

FERRAZZA, ADRIANA CIOATO et al. ADEQUAÇÃO PSICOMÉTRICA DE UMA ESCALA DE MEDIDA DE PROPENSÃO À EVASÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09362.  Epub Dec 29, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9362.

A pesquisa buscou analisar a evasão recorrendo à identificação de Funcionamento Diferencial dos Itens no contexto do ensino superior presencial em instituições de ensino superior pública e privada comunitária com aplicação do instrumento WWH- -dropout scale. A avaliação das propriedades psicométricas dos itens foi realizada por meio da Teoria de Resposta ao Item e o estudo do viés, pelo Método de Regressão Logística, comparando instituições pública e privada. A análise do viés dos itens identificou dois itens com funcionamento diferencial e o reposicionamento desses itens na escala revelou que o desempenho discente influencia mais a evasão na instituição privada do que na pública e contribui para a atuação antecipada e diferenciada das instituições de ensino na prevenção à evasão.

Keywords : EVASÃO ESCOLAR; TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM; ESCALA DE DESEMPENHO; PSICOMETRIA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )