SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34PRESUPOSICIONES PARA ACTUALIZAR EL INDICADOR DE ALFABETISMO FUNCIONALEFECTOS DEL PROGRAMA ENSINO INTEGRAL SOBRE EL DESEMPEÑO DE LOS ESTUDIANTES EN EL SAEB índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

FERRAZZA, ADRIANA CIOATO et al. ADEQUAÇÃO PSICOMÉTRICA DE UMA ESCALA DE MEDIDA DE PROPENSÃO À EVASÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09362.  Epub 29-Dic-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9362.

A pesquisa buscou analisar a evasão recorrendo à identificação de Funcionamento Diferencial dos Itens no contexto do ensino superior presencial em instituições de ensino superior pública e privada comunitária com aplicação do instrumento WWH- -dropout scale. A avaliação das propriedades psicométricas dos itens foi realizada por meio da Teoria de Resposta ao Item e o estudo do viés, pelo Método de Regressão Logística, comparando instituições pública e privada. A análise do viés dos itens identificou dois itens com funcionamento diferencial e o reposicionamento desses itens na escala revelou que o desempenho discente influencia mais a evasão na instituição privada do que na pública e contribui para a atuação antecipada e diferenciada das instituições de ensino na prevenção à evasão.

Palabras clave : EVASÃO ESCOLAR; TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM; ESCALA DE DESEMPENHO; PSICOMETRIA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )