SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34PRESSUPOSTOS PARA A ATUALIZAÇÃO DO INDICADOR DE ALFABETISMO FUNCIONALEFEITOS DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO SAEB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

FERRAZZA, ADRIANA CIOATO et al. ADEQUAÇÃO PSICOMÉTRICA DE UMA ESCALA DE MEDIDA DE PROPENSÃO À EVASÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09362.  Epub 29-Dez-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9362.

A pesquisa buscou analisar a evasão recorrendo à identificação de Funcionamento Diferencial dos Itens no contexto do ensino superior presencial em instituições de ensino superior pública e privada comunitária com aplicação do instrumento WWH- -dropout scale. A avaliação das propriedades psicométricas dos itens foi realizada por meio da Teoria de Resposta ao Item e o estudo do viés, pelo Método de Regressão Logística, comparando instituições pública e privada. A análise do viés dos itens identificou dois itens com funcionamento diferencial e o reposicionamento desses itens na escala revelou que o desempenho discente influencia mais a evasão na instituição privada do que na pública e contribui para a atuação antecipada e diferenciada das instituições de ensino na prevenção à evasão.

Palavras-chave : EVASÃO ESCOLAR; TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM; ESCALA DE DESEMPENHO; PSICOMETRIA.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )