SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34EFECTOS DEL PROGRAMA ENSINO INTEGRAL SOBRE EL DESEMPEÑO DE LOS ESTUDIANTES EN EL SAEBACCESO DE ESTUDIANTES NEGROS A LA EDUCACIÓN SUPERIOR: EL CASO DE UFCSPA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

ANABUKI, ERIKA TIEMI  y  SOARES, TUFI MACHADO. EFICÁCIA ESCOLAR DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09830.  Epub 29-Dic-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9830.

O trabalho investiga e analisa os fatores intra e extraescolares que influenciam o desempenho dos estudantes de ensino médio, de forma diferencial pelo tipo de rede escolar. Partindo do conceito de eficácia escolar, foi aplicada a metodologia de modelagem multinível multivariada aos dados educacionais do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Os resultados mostraram que as escolas federais foram aquelas que apresentaram os maiores desempenhos e efeito escola na referida avaliação e que fatores em nível de aluno e escola impactam o aprendizado. São analisados e discutidos, também, os aspectos da qualidade dessas escolas, vis-à-vis as demais redes de ensino, por meio de indicadores e medidas de eficácia, que incluem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Palabras clave : ANÁLISE MULTIVARIADA; EFICÁCIA ESCOLAR; EDUCAÇÃO PROFISSIONAL; ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )