SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34RELATIONSHIP BETWEEN SINAES EVALUATORS’ COMPETENCE AND EXPERIENCE IN EVALUATIONGUIDELINES FOR TRAINING ASSESSMENT AMONG BIOLOGY TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

AVILA, RODRIGO PERES DE  and  SPERRHAKE, RENATA. A DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADE NA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO DE 2016. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e10119.  Epub Dec 29, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.10119.

Este artigo investiga a desigualdade de oportunidade no acesso das crianças a níveis adequados de leitura, escrita e matemática. Para tanto, calcularam-se os Indicadores de Oportunidade Humana para os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização de 2016. Os resultados indicam problemas consideráveis nas três dimensões analisadas, agravados ao adotar um padrão mais exigente do que seria um nível adequado de aprendizado. Os indicadores estimados variaram entre 0.41 e 0.61 para o critério menos exigente, e entre 0.07 e 0.23 para o critério mais exigente de aprendizado. A decomposição de Shapley mostra que a desigualdade de oportunidade no acesso a uma boa educação está vinculada majoritariamente (90%) ao nível socioeconômico das escolas e sua localização geográfica.

Keywords : DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES; ALFABETIZAÇÃO; AVALIAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )