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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

AVILA, RODRIGO PERES DE  y  SPERRHAKE, RENATA. A DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADE NA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO DE 2016. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e10119.  Epub 29-Dic-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.10119.

Este artigo investiga a desigualdade de oportunidade no acesso das crianças a níveis adequados de leitura, escrita e matemática. Para tanto, calcularam-se os Indicadores de Oportunidade Humana para os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização de 2016. Os resultados indicam problemas consideráveis nas três dimensões analisadas, agravados ao adotar um padrão mais exigente do que seria um nível adequado de aprendizado. Os indicadores estimados variaram entre 0.41 e 0.61 para o critério menos exigente, e entre 0.07 e 0.23 para o critério mais exigente de aprendizado. A decomposição de Shapley mostra que a desigualdade de oportunidade no acesso a uma boa educação está vinculada majoritariamente (90%) ao nível socioeconômico das escolas e sua localização geográfica.

Palabras clave : DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES; ALFABETIZAÇÃO; AVALIAÇÃO.

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