SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34INEQUALITY OF OPPORTUNITY IN THE 2016 NATIONAL LITERACY ASSESSMENT IN 2016STUDY OF THE MULTIDIMENSIONAL ACADEMIC RANKING U-MULTIRANK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

MOTA, DIEGO; MESQUITA, SILVANA SOARES DE ARAÚJO  and  CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA. INDICATIVOS PARA UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA ENTRE PROFESSORES DE BIOLOGIA. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e10472.  Epub Dec 29, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.10472.

Este estudo propõe investigar os saberes que anunciam uma avaliação formativa nos discursos elaborados por professores de biologia sobre suas práticas escolares. Embasada na teoria das representações sociais, a pesquisa se debruça sobre as narrativas de seis docentes de uma instituição de ensino com base no indicativo de realizarem um processo avaliativo mediador. A partir da análise das ancoragens representacionais emergentes nas entrevistas, foi possível evidenciar algumas marcas epistêmicas do campo consensual dos saberes desses professores. Esses fatores se ancoram nos elementos relacionais da didática e na metáfora da “libertação”, em referência a uma visão reflexiva do currículo de biologia, bem como às suas experiências individuais ao longo de seu desenvolvimento profissional.

Keywords : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO DE CIÊNCIAS; PRÁTICA DOCENTE; REPRESENTAÇÃO SOCIAL.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )