SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34LA DESIGUALDAD DE OPORTUNIDAD EN LA EVALUACIÓN NACIONAL DE ALFABETIZACIÓN DE 2016ESTUDIO DEL RANKING ACADÉMICO MULTIDIMENSIONAL U-MULTIRANK índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

MOTA, DIEGO; MESQUITA, SILVANA SOARES DE ARAÚJO  y  CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA. INDICATIVOS PARA UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA ENTRE PROFESSORES DE BIOLOGIA. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e10472.  Epub 29-Dic-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.10472.

Este estudo propõe investigar os saberes que anunciam uma avaliação formativa nos discursos elaborados por professores de biologia sobre suas práticas escolares. Embasada na teoria das representações sociais, a pesquisa se debruça sobre as narrativas de seis docentes de uma instituição de ensino com base no indicativo de realizarem um processo avaliativo mediador. A partir da análise das ancoragens representacionais emergentes nas entrevistas, foi possível evidenciar algumas marcas epistêmicas do campo consensual dos saberes desses professores. Esses fatores se ancoram nos elementos relacionais da didática e na metáfora da “libertação”, em referência a uma visão reflexiva do currículo de biologia, bem como às suas experiências individuais ao longo de seu desenvolvimento profissional.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO DE CIÊNCIAS; PRÁTICA DOCENTE; REPRESENTAÇÃO SOCIAL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )