SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34GUIDELINES FOR TRAINING ASSESSMENT AMONG BIOLOGY TEACHERSDIFFICULTIES MET BY UNICAMP STUDENTS IN THE TRANSITION TO REMOTE LEARNING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

PRADO, ANTONIO F. B. A.. ESTUDO DO RANKING ACADÊMICO MULTIDIMENSIONAL U-MULTIRANK. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09117.  Epub Dec 29, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9117_port.

Este artigo estuda as dimensões e indicadores do ranking acadêmico internacional multidimensional U-Multirank. O estudo desse ranking é importante no Brasil na atualidade, uma vez que a nova avaliação dos programas de pós-graduação brasileiros utiliza conceitos de avaliação multidimensional, incluindo alguns princípios usados no U-Multirank. Esse ranking apresenta os pontos fracos e fortes de cada instituição acadêmica por meio de 5 dimensões, compostas por 36 indicadores. Esse grande número de dimensões e indicadores gera uma visão mais completa das universidades, mas levanta questões sobre sua independência e disponibilidade de dados. São analisadas as trezentas melhores instituições acadêmicas europeias listadas na edição de 2020 do U-Multirank, explicando as dimensões e indicadores e fazendo correlações estatísticas entre tais indicadores e dimensões.

Keywords : AVALIAÇÃO ACADÊMICA MULTIDIMENSIONAL; AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO; RANKINGS ACADÊMICOS; AVALIAÇÃO INTERNACIONAL; GESTÃO UNIVERSITÁRIA.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )