SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34INDICATIVOS PARA UNA EVALUACIÓN FORMATIVA ENTRE PROFESORES DE BIOLOGÍADIFICULTADES QUE ENCONTRARON ESTUDIANTES DE UNICAMP EN LA TRANSICIÓN A LA ENSEÑANZA REMOTA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

PRADO, ANTONIO F. B. A.. ESTUDO DO RANKING ACADÊMICO MULTIDIMENSIONAL U-MULTIRANK. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09117.  Epub 29-Dic-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9117_port.

Este artigo estuda as dimensões e indicadores do ranking acadêmico internacional multidimensional U-Multirank. O estudo desse ranking é importante no Brasil na atualidade, uma vez que a nova avaliação dos programas de pós-graduação brasileiros utiliza conceitos de avaliação multidimensional, incluindo alguns princípios usados no U-Multirank. Esse ranking apresenta os pontos fracos e fortes de cada instituição acadêmica por meio de 5 dimensões, compostas por 36 indicadores. Esse grande número de dimensões e indicadores gera uma visão mais completa das universidades, mas levanta questões sobre sua independência e disponibilidade de dados. São analisadas as trezentas melhores instituições acadêmicas europeias listadas na edição de 2020 do U-Multirank, explicando as dimensões e indicadores e fazendo correlações estatísticas entre tais indicadores e dimensões.

Palabras clave : AVALIAÇÃO ACADÊMICA MULTIDIMENSIONAL; AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO; RANKINGS ACADÊMICOS; AVALIAÇÃO INTERNACIONAL; GESTÃO UNIVERSITÁRIA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )