SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34ESTUDO DO RANKING ACADÊMICO MULTIDIMENSIONAL U-MULTIRANKPRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES PORTUGUESES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SERAFIM, MILENA PAVAN et al. DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DA UNICAMP NA TRANSIÇÃO PARA O ENSINO REMOTO. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09043.  Epub 29-Dez-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9043_port.

Neste artigo, realiza-se uma análise exploratória de dados coletados em uma pesquisa aplicada a estudantes brasileiros da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre as dificuldades observadas na transição do ensino presencial para o remoto devido à pandemia de covid-19. Conduzimos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos a análise fatorial exploratória (AFE) às respostas de 1.776 estudantes, buscando obter um modelo que explicasse a maior parte da variação dos dados. Analisando os resultados da aplicação da AFE, destacam-se dois grupos de dificuldades: as relacionadas ao planejamento do curso e as relacionadas ao acesso e à disponibilização de infraestrutura adequada para o ensino remoto. Essas reflexões podem contribuir para os planos institucionais das instituições de ensino superior. É interessante salientar que não estamos inferindo uma prevalência de dificuldades, mas apontando que essas dificuldades devem ser analisadas e exploradas pelos stakeholders (partes interessadas) universitários.

Palavras-chave : ENSINO PRESENCIAL; ENSINO REMOTO; EDUCAÇÃO SUPERIOR; COVID-19.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )