SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34DIFFICULTIES MET BY UNICAMP STUDENTS IN THE TRANSITION TO REMOTE LEARNINGDOES IT MAKE A DIFFERENCE? EVALUATING PROFESSIONAL DEVELOPMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

FERNANDES, EVA LOPES; FLORES, MARIA ASSUNÇÃO; CADIME, IRENE  and  COUTINHO, CLARA PEREIRA. PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES PORTUGUESES. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09219.  Epub Dec 29, 2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9219_port.

Este trabalho examina as práticas de avaliação e a influência do Processo de Bolonha no desenvolvimento de mudança das práticas do corpo docente de cinco universidades públicas portuguesas (n = 185). Os dados foram recolhidos através de um questionário que incluiu perguntas fechadas e abertas. Os resultados indicam que os professores portugueses utilizam uma diversidade de práticas de avaliação determinada mais por eles próprios do que por fatores externos. Foram encontradas diferenças nas práticas de avaliação como resultado dos ciclos de estudo e da área de conhecimento. Este estudo em pequena escala sugere que os professores portugueses alteraram suas práticas de avaliação, mas o impacto do Processo de Bolonha não é claro.

Keywords : PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO; PROCESSO DE BOLONHA; PROFESSORES; ENSINO SUPERIOR.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )