SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34DIFICULTADES QUE ENCONTRARON ESTUDIANTES DE UNICAMP EN LA TRANSICIÓN A LA ENSEÑANZA REMOTAHACE DIFERENCIA? LA EVALUACIÓN DE LA FORMACIÓN CONTÍNUA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

FERNANDES, EVA LOPES; FLORES, MARIA ASSUNÇÃO; CADIME, IRENE  y  COUTINHO, CLARA PEREIRA. PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES PORTUGUESES. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09219.  Epub 29-Dic-2023. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v34.9219_port.

Este trabalho examina as práticas de avaliação e a influência do Processo de Bolonha no desenvolvimento de mudança das práticas do corpo docente de cinco universidades públicas portuguesas (n = 185). Os dados foram recolhidos através de um questionário que incluiu perguntas fechadas e abertas. Os resultados indicam que os professores portugueses utilizam uma diversidade de práticas de avaliação determinada mais por eles próprios do que por fatores externos. Foram encontradas diferenças nas práticas de avaliação como resultado dos ciclos de estudo e da área de conhecimento. Este estudo em pequena escala sugere que os professores portugueses alteraram suas práticas de avaliação, mas o impacto do Processo de Bolonha não é claro.

Palabras clave : PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO; PROCESSO DE BOLONHA; PROFESSORES; ENSINO SUPERIOR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )