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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
FERNANDES, EVA LOPES; FLORES, MARIA ASSUNÇÃO; CADIME, IRENE e COUTINHO, CLARA PEREIRA. PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM PROFESSORES PORTUGUESES. Est. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.34, e09219. Epub 29-Dez-2023. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9219_port.
Este trabalho examina as práticas de avaliação e a influência do Processo de Bolonha no desenvolvimento de mudança das práticas do corpo docente de cinco universidades públicas portuguesas (n = 185). Os dados foram recolhidos através de um questionário que incluiu perguntas fechadas e abertas. Os resultados indicam que os professores portugueses utilizam uma diversidade de práticas de avaliação determinada mais por eles próprios do que por fatores externos. Foram encontradas diferenças nas práticas de avaliação como resultado dos ciclos de estudo e da área de conhecimento. Este estudo em pequena escala sugere que os professores portugueses alteraram suas práticas de avaliação, mas o impacto do Processo de Bolonha não é claro.
Palavras-chave : PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO; PROCESSO DE BOLONHA; PROFESSORES; ENSINO SUPERIOR.